sexta-feira, 25 de novembro de 2011

No horizonte negro

Lucifer era o nome latino para o planeta Venus, antes de o usarem para nomear a lenda do anjo caído (baseando-se em Isaias 14).

Boa Viagem (Recife):
A cidade ainda dorme nas sombras da noite
E na linha do horizonte, Venus flutua !
Surge como um enfeite
Deusa, Filha do Sol, irmã da Lua
Brilha em luz branca como leite.
A noite da grande cidade carrega Venus,
- No profundo horizonte escuro
No pré- alvorecer, na linha do horizonte negro.

Dando luz a quem adormecia.
Alumiando as sombras profundas de nossa alma.
Assim Ela surge, antes do dia que urge, brilhante, branca, Luciferina...

A própria Lucifer !

Paira sobre a cidade grande a estrela Dalva

Anunciando para breve um alvorecer, a chegada de um dia novo.

Venus se mostra - sua face sobre a aurora...

...uma nova aurora que vem !

-------------------------------------------

4 comentários:

  1. o grande Alceu Valença já cantou sobre a mítica praia da Boa Viagem:

    Eu lembro da moça bonita
    Da praia de Boa Viagem
    A moça no meio da tarde
    De um domingo azul
    Azul, era Belle de Jour
    Era a bela da tarde
    Seus olhos azuis como a tarde
    Na tarde de um domingo azul
    La Belle de Jour

    La Belle de Jour
    Era a moça mais linda de toda a cidade
    E foi justamente pra ela
    Que eu escrevi o meu primeiro blues
    Mas Belle de Jour, no azul viajava
    Seus olhos azuis como a tarde
    Na tarde de um domingo azul
    La Belle de Jour



    http://www.youtube.com/watch?v=JpvcTpphnDE

    ResponderExcluir
  2. Alceu Valença é o menestrel de Recife e Olinda.

    Eu já o conheci pessoalmente.

    Ah, eu nem me lembrava desta postagem e este poema meu.

    ResponderExcluir
  3. Então, eu lhe ajudei a relembrar algo belo na tua vida.

    Grande Alceu: Grande mensageiro

    Veja essa Anunciação:

    Na bruma leve das paixões
    Que vêm de dentro
    Tu vens chegando
    Prá brincar no meu quintal
    No teu cavalo
    Peito nu, cabelo ao vento
    E o sol quarando
    Nossas roupas no varal...

    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais
    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais...

    A voz do anjo
    Sussurrou no meu ouvido
    Eu não duvido
    Já escuto os teus sinais
    Que tu virias
    Numa manhã de domingo
    Eu te anuncio
    Nos sinos das catedrais...

    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais
    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais...

    Na bruma leve das paixões
    Que vem de dentro
    Tu vens chegando
    Prá brincar no meu quintal
    No teu cavalo
    Peito nu, cabelo ao vento
    E o sol quarando
    Nossas roupas no varal...

    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais
    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais...

    A voz do anjo
    Sussurrou no meu ouvido
    Eu não duvido
    Já escuto os teus sinais
    Que tu virias
    Numa manhã de domingo
    Eu te anuncio
    Nos sinos das catedrais...

    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais
    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais...

    ResponderExcluir
  4. Um video com esta canção de Alceu:

    http://www.youtube.com/watch?v=PrdBUorYboU

    ResponderExcluir